No último post de "Viajando com Renata Maria" demos dicas de atividades para os pimpolhos se divertirem em casa.
A seguir, separei algumas atividades legais, interessantes e acima de tudo EDUCATIVAS :
A partir de 6 meses:
Achou!
Sente o bebê no chão ou numa cadeira de frente para você. Pegue uma toalha e cubra o rosto com ela ou cubra com as mãos mesmo. Tire a toalha e mostre o seu rosto enquanto diz “achou”. Experimente também colocar a toalha na cabeça do bebê e tirá-la. Assim seu filho vai entendendo que você, às vezes some, mas volta sempre.
A partir de 12 meses:
Serra-serra, serrador
Coloque a criança no colo. Segure os bracinhos dela estendidos e faça movimentos para frente e para trás cantando:
“Serra, serra, serrador
Serra o papo do vovô!
Quantas tábuas já serrou?
Uma, duas, três!”
Dica: Quando chegar no “três!”, faça algum movimento engraçado: cócegas no bebê, ou levante-o bem alto...
A partir de 1 ano:
Experiências na cozinha
Escolha uma receita gostosa e fácil de preparar. Ignore a bagunça, deixe seu filho fazer descobertas e aproveite a diversão do momento para cozinhar a muitas mãos.
Dica: prepare bolinho de chuva. Peça para as crianças ajudarem no preparo da massa e você cuida da fritura - sem deixar que se aproximem do fogão, é claro!
A partir de 2 anos:
Bolhas de sabão
Misture duas colheres de sopa de detergente em um copo de água. Mexa bem e com um canudinho assopre. Quanto mais devagar a criança assoprar, maior ficará a bolha.
A partir de 3 anos:
Corre-cutia
Os participantes devem sentar em uma roda e um participante fica de pé, com um lenço na mão. Enquanto todos cantam a canção “Corre cutia na casa da tia”, o participante dá voltas por trás dos que estão sentados. No fim da música, ele coloca o lencinho atrás de alguém, que deve sair correndo atrás do primeiro. Ou o pegador pega o fugitivo ou o fugitivo se senta no lugar dele, o que vai transformar o pegador no próximo a dar voltas com o lencinho.
A partir de 4 anos:
Passa anel
Um dos jogadores será o passador do anel. Com o objeto entre as palmas da mão, a criança deve passar suas mãos entre as dos participantes, que devem estar posicionados lado a lado ou em círculo. O passador deve fazer isso quantas vezes quiser, mas em uma delas deve deixar o anel. Quando acabar, ele pergunta a outro jogador com quem ficou o objeto. Se a pessoa acertar, os papéis são invertidos. Se não, tudo continua igual.
Para ver o post completo clique aqui !
Nenhum comentário :
Postar um comentário