Xadrez em alta!


Primeiramente gostaria de me desculpar pela demora deste post, pois nesta última semana fiquei muito ocupada e sem tempo para postar, devido evento que farei em breve e preciso planejar muito para sair tudo certo. Enfim, hoje falarei sobre o Xadrez!

História


Estampas geométricas fazem parte da história humana. Na história da moda ocidental, a origem do xadrez pode ser traçada até a Idade do ferro (700 –50a.C.) no Norte da Europa, mas especificamente nos pântanos da Alemanha e Dinamarca. Pesquisas arqueológicas escavaram vários humanos, nos quais foi possível identificar as padronagens têxteis das roupas. Estas se compunham quase exclusivamente de tecidos com padronagem xadrez em fio de lã, tecido 2X2 cruzado (em forma de losango). Os pigmentos de base vegetal davam à cor na lã, naturalmente branca. Um manto encontrado em Thorsberg, Alemanha comprova uma padronagem xadrez combinando 3 tons de azul; já a roupa de uma jovem da Dinamarca, compõe-se de saia e blusa em xadrez azul e vermelho com um barrado em xadrez vermelho e branco.

Hoje este xadrez vermelho e branco é conhecido por padronagem "Medevi square" e considerado a marca registrada do xadrez sueco assim como a padronagem xadrez branco e preto é conhecido como “Vichy”.

Chanel se inspirou no estilo real, e como o Pre-Fall 2013  foi um sucesso, a Chanel "abriu portas" para os outros estilistas.

Inovação


Coco Chanel foi a autora de um estilo mais feminino e confortável para peças de vestuário confeccionadas em motivos xadrez de inspiração no “tartan”.

Este estilo foi variando de intensidade, passando pelos anos 70, sendo adotado pela onda hippie. Também os anos 80 não passaram incólumes ao contágio xadrez. Surgiram estilistas cuja imagem de marca é este motivo de padronagem.

Tecidos

O xadrez escocês, o xadrez “madras” (originário da Índia), príncipe-de-gales, pied-de-poule, riscas, quadrados, tweeds, veludos e bouclês são tecidos clássicos que voltam a estar na moda para criarem as mais ecléticas produções de vestuário que todas nós já podemos apreciar nas lojas, montras e até talvez no nosso guarda-roupas!

Inspire-se:











Até o próximo post!

Nenhum comentário :

Postar um comentário