O Palácio das Águias é um dos principais marcos da colonização e desenvolvimento da cidade de
Marataízes - ES. Construído na metade do século XIX, sua arquitetura imponente e eclética possui um estilo colonial português. Portugal possui forte influência na colonização da região. Nas dependências do Palácio havia um telefone interno, dois leões em mármore, duas águias no alto, vitrais em policromia francesa e todo seu interior feito de madeira vinda da Europa. Recentemente recebeu obras de restauração. O local é de fácil acesso e é aberto da visitação.
O Palácio das Águias é um importante marco do início da colonização da Barra do Itapemirim. Após sua aquisição pela família Soares, em 1903, dois mestres de obras foram trazidos de Portugal para moldar o casarão ao gosto da época.
Essa grande reforma redefiniu o estilo arquitetônico da construção colonial do século XIX para o eclético.
O Palácio das Águas é uma construção de um só pavimento sobre o porão alto, com suas quatro fachadas dispostas de forma a serem bem visíveis. Sua planta, em formato de "L", tem divisão interna tradicional para moradias da época: parte social, sala íntima no centro e de vivência nos fundos com um corredor central que dá acesso a todos os cômodos.
Originalmente em alvenaria de barro, suas paredes foram construídas diretamente sobre as rochas. O piso e o forro são de madeira, exceto no anexo de serviço (cozinha, banheiros e lavanderia), onde o piso é de ladrilho hidraulico).
Nenhum comentário :
Postar um comentário