O JUCA Niterói (JUventude, Cidadania e Ação) é um grupo voluntário de jovens que buscam valorizar a cultura de diferentes formas. Jovens que acreditam que com produção e incentivo da cultura pode-se contribuir para que muitos jovens tenham uma profissão e um futuro melhor. Originado, em 2007, no La Salle Abel pelo seu ex-aluno Diego Ramos, o grupo promove atividades de incentivo à cultura junto às comunidades, contando com alunos, educadores e professores, empresas e cidadãos interessados na propagação da solidariedade e fraternidade por meio da educação e cultura.
Dentre as ações de cunho social promovidas pelo Juca Niterói, destacam-se as peças teatrais, escrita, dirigida, produzida e interpretada por membros do próprio grupo. Com os eventos realizados pelo grupo, visamos proporcionar arrecadação de alimentos não perecíveis e brinquedos, além de renda para a realização dos projetos sociais do grupo. Como exemplo, o projeto “Construindo Sonhos”, que tem o objetivo de levar às crianças, que nunca foram ao teatro, um pouco de cultura e arte, de forma a trazer diversão e enriquecer o conhecimento e a criatividade. Ou o projeto “Hoje é dia de JUCA” que tem o objetivo de acompanhar crianças de uma ou várias instituições, para que ocorra uma evolução a partir do carinho e da assistência fornecidas. O grupo realiza também um processo de profissionalização de artistas, visando inserir em sua companhia jovens carentes que tenham o interesse em participar de grandes produções.
Diego Marques dos Santos Ramos, mestre em Urbanismo pelo PROURB (2015), graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ (2013) é também fundador e coordenador do JUCA Niterói (2007). Trabalha atualmente junto à GLOBO no setor de arquitetura e desenvolve funções como ator, diretor, cenógrafo, figurinista, aderecista e produtor cultural junto ao grupo que coordena. Atualmente trabalha junto com a Cia Erthal de Teatro. É ainda ganhador dos Prêmios Iniciativa Jovem Shell de Empreendedorismo (2014), Jovens Inspiradores, pela Revista Veja (2012), dentre outros.
A Cia JUKAH de Teatro é um grupo de jovens que buscam valorizar a cultura de diferentes formas. Jovens que acreditam que com produção e incentivo da cultura pode-se contribuir para que muitos jovens tenham uma profissão e um futuro melhor. O grupo promove atividades de incentivo à cultura junto às comunidades, contando com alunos, educadores e professores, empresas e cidadãos interessados na propagação da solidariedade e fraternidade por meio da educação e cultura. Dentre as ações de cunho social promovidas pela Cia JUKAH de Teatro, destacam-se as peças teatrais, escrita, dirigida, produzida e interpretada por membros do próprio grupo. O grupo realiza também um processo de profissionalização de artistas, visando inserir em sua companhia jovens carentes que tenham o interesse em participar de grandes produções.
A companhia está atualmente fazendo uma turnê pelo Espírito Santo com o espetáculo "Alice no País das Maravilhas".